quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Quem somos e o que é um Cane Corso ?

                                                                                  
Somos antes de mais nada amantes do Cane Corso , a nossa  prioridade logo a seguir ao bem estar dos nossos animais  é sem duvida a conservaçao da raça . Procuramos acima de tudo trabalhar o Cane Corso no seu estado mais puro e original. Somos da opinião que não existe "apuramento da raça " não existe nada para ser inventado .Na nossa opinião devem ser usados para procriação apenas exelentes exemplares afim de atingir bons resultados, é  para esse efeito extremamente  importante entender que o Cane Corso não tem qualquer semelhança com raças como o Boxer , Bullmastiff  , Dogue de Bordeus ou Presa canário ,  o Cane corso é somente igual a si proprio tendo as suas próprias caracteristicas e morfologia  .
 Existem linhagens que se mantiveram intactas desde a origem da raça .
 A linhagem com a qual decidimos trabalhar é a dos criadores   "Antico Cerberus" ou "Cerberus de Battaglia e Malavasi" , proprietários e criadores dos primeiros casais que deram origem á raça e ao seu estalão, criando ainda hoje , campeões do mundo idênticos aos exemplares  que deram origem á raça .
Poderemos então concluir dizendo que o nosso objectivo é fazer com que  que a raça se mantenha igual a si própria . 


                                       
                                        Basir - exemplar estudado na criação do estalão da raça.
nascido no canil Antico Cerberus 

O  Cane Corso surgiu  devido ás necessidades laborais  dos agricultores e fazendeiros italianos , foi usado como guarda , pastor (  boieiro )e cão de caça grossa  . Este vasto leque de tarefas que lhe foram atribuidas incutiram-lhe instincto de guarda , versatilidade e equilibrio ( entre outras caracteristicas ).Portanto na nossa opiniao o temperamento do Cane Corso é praticamente tão ou até mais  importante que  a sua morfologia .